Ronco e congestão nasal na gravidez.

Por que comecei a roncar depois que engravidei?

Ao entrar no segundo trimestre da gravidez, talvez você seja surpreendida pela desagradável informação de que está roncando, pela primeira vez na vida. Nem você nem seu companheiro vão ficar muito felizes com a novidade, mas aguente as pontas, porque o mais provável é que o problema desapareça depois que o bebê nascer. A causa do ronco é o estreitamento das vias nasais. Durante a gravidez, o aumento da circulação da progesterona pode fazer com que os tecidos moles das vias nasais inchem, bloqueando parcialmente a passagem de ar. 

Outra explicação possível é que, se suas vias aéreas forem naturalmente estreitas, ou se você tiver tecido excedente no fundo da garganta, uma leve retenção de líquido ou o inchaço provocados pela gravidez já são suficientes para atrapalhar sua respiração durante o sono. 

Uma pesquisa mostrou que cerca de 30 por cento das grávidas começam a roncar nessa fase. Se você tiver um bloqueio nasal mais pronunciado, corre o risco de ter apnéia, que se caracteriza pelo ronco alto e por breves períodos em que você pára de respirar enquanto está dormindo (o que deixa o sono pouco reparador).

O que posso fazer para amenizar o ronco?

Você pode dormir sempre de lado, em vez de com a barriga para cima, e tentar usar uma daquelas fitas adesivas para manter as narinas bem abertas (esses adesivos, usados muitas vezes por atleta, estão disponíveis nas farmácias). Consumir bebidas alcoólicas, fumar e tomar remédios para dormir aumentam a propensão das vias aéreas de ficar congestionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário